MPT proíbe empresa de controlar ida de funcionários ao banheiro na Bahia

Uma das maiores empresas de telemarketing da Bahia está proibida de controlar a ida dos empregados ao banheiro. A decisão da Justiça do Trabalho de Feira de Santana determina ainda outras medidas contra o assédio moral, constrangimento e ameaças.

Leia mais...

JT invalida norma coletiva pela qual ponto só deve ser registrado depois que trabalhadores vestem uniforme

O princípio da livre disposição entre as partes, consagrado constitucionalmente (artigo 7º, XXVI, da CR/88), vigora no Direito Coletivo do Trabalho. Contudo, pelo critério da interpretação da norma, o entendimento predominante é no sentido de que o instrumento normativo, apesar da força que lhe foi dada pela Constituição, jamais pode se sobrepor à lei.

Leia mais...

Turma do STJ decide que férias devem ser tributadas

A discussão sobre a incidência de contribuição previdenciária sobre férias ainda está longe de terminar no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Na sessão de ontem, a 2ª Turma decidiu que a verba deve ser tributada, entendimento que estaria em sentido contrário ao tomado recentemente pela 1ª Seção. Ainda há dúvidas sobre o posicionamento da Seção.

Leia mais...

TRT condena BRF por discriminar funcionário que ingressou com ação trabalhista

A Brasil Foods S.A (BRF) foi condenada a pagar indenização por danos morais no valor de R$ 15 mil, por discriminar um funcionário que ingressou com ação trabalhista contra a empresa. A decisão da 5ª Câmara do Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina (TRT-SC) confirma sentença da juíza Lisiane Vieira, da Vara do Trabalho de Joaçaba.

Leia mais...